sábado, 18 de dezembro de 2010

Redação de Sandriny

Cinza é a mistura do preto com o branco. Por mais que se tente combater o preconceito racial, sempre haverá a separação entre o preto e o branco, o claro e o escuro... Por que será que na consciência alheia, os brancos sempre consideram os negros como pessoas de má índole? Ou a classe ou raça desfavorecida?
A resposta para isso vem da forma de pensar ultrapassada dos anos 1.500 no qual os negros sempre ocuparam a posição de escravos, guardando um passado de violência e torturas, quando na verdade eles foram a grande base na econômica para a consolidação estrutural do país. Hoje, se pararmos para analisar pensamentos e perguntas como: "a maioria dos marginais são negros?", "Negro nunca cresce na vida!", "Negro só serve para trabalhar pesado", predomina sobre a forma de pensar e atuar na sociedade. Quando na verdade isso decorre da falta de oportunidades e do próprio preconceito em ação. Pois quando se tem a pele mais escura tudo fica mais difícil: cursos, escolas, trabalhos, e até a própria universidade, que para um negro possa ingressar teve que ser implantado um sistema de cotas, ou do contrário eles quase não teriam este direito. E é por esse e outros motivos  que o negro enxerga o caminho da marginalidade, para buscar suprir suas necessidades vitais.
A classificação social dos afro-descendentes sempre são as mais baixas. Para começar, estes não tem nem nem posição social como se reflete em pensamentos do cotidiano por isso são tidos sempre como subalternos desde a antiguidade. Aliás os negros quase nunca ocuparam uma boa posição na cadeia social. Estão sempre sendo oprimidos e nunca se tornam opressores, sempre temem e nunca são temidos, por falta de espaço para que o próprio crie, evolui, cresça, torne-se alguém de nome e personalidade pública.
Ainda é lamentável esta situação, afinal séculos se  passaram, foram quebradas as correntes, mas criou-se a escravidão invisível ou seja o preconceito. A visão antiga ainda persiste e é cultivada de forma absurda afinal há espaço no arco-íris para todas as cores menos para o cinza.
Sandriny

Um comentário:

Aldenice Souza disse...

Sandriny,
Estamos sentindo a sua falta. Este blog necessita de seus textos.
Parabéns,
Aldenice Souza - Professora de Língua Portuguesa