Estudantes do 1anoB-Ensino Médio Inovador.
Língua Portuguesa - Aldenice Souza
Este projeto foi dividido em três etapas:
1-Leitura dos livros
2-Exposição em sala do resumo da obra.
3-Produção da resenha com reescrita.
O objetivo do mesmo é despertar no estudante tanto a curiosidade pela leitura como apresentá-lo aos grandes escritores brasileiros pré-modernos, modernos e contemporâneos.
Estudante: Natália dos Santos
Obra: As aventuras de Hans Staden.
Publicado pela Câmara Brasileira do Livro - São Paulo.
43 páginas.
O livro de Monteiro Lobato "As aventuras de Hans Staden"tem as principais referências bibliográficas de Manuel Victor.Retrata a história de um moço alemão que vivia viajando, cortando os sete mares, vivendo aventuras.Não é uma obra indicada para um publico de todas as idades, porque contem alguns dado fictícios, assim como reais - voltado para fatos da história do Brasil.
Estudante : Thomaz Lima
Obra:Histórias diversas.
16 edição - publicado em 1995.
O livro tem como objetivo repassar o mundo da imaginação.Apresenta encantadoras histórias e oferece ao leitor experiências de vida através dos seus personagens que despertam no leitor o prazer pela leitura.
É dirigido a um público jovem quanto adulto, que satisfaz a todos com histórias engraçadas e interessantes.
Estudante :Vanessa Rodrigues
Obra:A reforma da natureza
publicado pela editora brasiliense - impresso em 1994 - dividido em 19 capítulos - contem 41 páginas.
O livro apresenta um aspecto juvenil em trechos com frutas e animais conversando com humanos.Os capítulos abordam sempre o mesmo assunto - como reformar a natureza: reformar as formigas, as pulgas entre outros animais.Tal repetição cansa o leitor.
Não há descrição de personagens, o leitor conhece apenas o nome de cada um, ele apenas descreve - de forma objetiva - as reformas que a boneca Emília faz na natureza.A história torna-se repetitiva, uma vez que a mesma história é repetida várias vezes, mudando apenas o personagem.
Estudante :Pedro Henrique
Obra:o pica pau amarelo
publicado pela Editora Brasiliense - 1984 - 32 edição - reimpresso pela 10 vez em 2005 - contém 75 páginas.
Por ser um lugar encantador, onde todos vivem numa grande alegria, O pica pau amarelo - o sítio da famosa obra literária de Monteiro Lobato apresenta personagens de contos de fada desde "O pequeno polegar" até o famoso"Hérculos" os quais resolveram mudar-se para o sítio e tudo acontece em uma grande confusão porque lá não tem espaço suficiente para hospeda tantas criaturas, e como sempre, a pequena boneca Emília arruma um jeitinho.
Como se pode verificar no estilo de Monteiro Lobato, há uma migração de personagens de contos maravilhosos, ou seja, o autor usa e abusa da intertextualidade.
O livro assemelha-se a uma fábula, apresenta personagens animais que falam e agem como humanos.Está dividido em 26 episódios, o que torna a leitura enfadonha dependendo do personagem e do leitor - quando adulto.Apresenta uma linguagem fácil, facilitando ao leitor sua viagem através da leitura.
O autor utiliza o tipo textual descritivo - fator comum em suas obras.
Estudante :Itnã Silva de Oliveira.
Obra:Os doze trabalhos de Hércules.
19 edição - publicado em 1994 - 9 reimpressão em 2004 - São Paulo.
É um livro direcionado ao público infantil-juvenil, ou até mesmo aos adultos, pois uma das estratégias utilizadas pelo autor é a escrita em forma de suspense, despertando no leitor a curiosidade para continuar a leitura.
"Os doze trabalhos de Hércules" trata de várias caçadas realizadas por Hércules o qual tem suas façanhas acompanhadas por Emília, Pedrinho e Visconde - que foram até a Grécia com tal intuito.
O tipo textual que predomina é o descritivo o qual permite que o leitor crie uma imagem tanto do ambiente quanto dos personagens os quais recebem a descrição física e psicológica, expondo pensamentos e opiniões dos personagens através de um narrador onisciente.
Estudante :Eliseu
Obra:Caçadas de Pedrinho
publicado em 1994 - Editora Pallotti
Apresenta uma leitura fácil e prazerosa.O livro está dividido em 13 capítulos e contém 43 páginas.É indicado para o público infantil, uma vez que os adultos talvez não tenham paciência para acompanhar o enredo é construído em aventuras infantis.O texto apresenta descrições dos personagens do sítio do pica pau amarelo como a boneca Emilía que é feita de pano na extremidade da pele e por dentro é de carne e osso, há o Visconde feito de sabuco de milho.A história acontece envolvendo a aventura das crianças que resolvem matar uma onça, e conseguem.Depois decidem adotar um rinoceronte.
3 comentários:
Olá!
Que delicia de espaço adorei!
Por hora passo com um pouco de pressa, mas prometo voltar!
Sucesso viu!
Nos encontramos no Alma ou aqui!
Super importante estimular a leitura entre crianças e jovens.
Cadinho RoCo
Aí que legal.
Postar um comentário