sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resenhas das obras de Monteiro Lobato

    Estudantes do 1anoB-Ensino Médio Inovador.
         Língua Portuguesa - Aldenice Souza
    Este projeto foi dividido em três etapas:
   1-Leitura dos livros
   2-Exposição em sala do resumo da obra.
   3-Produção da resenha com reescrita.
O objetivo do mesmo é despertar no estudante tanto a curiosidade pela leitura como apresentá-lo aos grandes escritores brasileiros pré-modernos, modernos e contemporâneos.


Estudante: Natália dos Santos
Obra: As aventuras de Hans Staden.
Publicado pela Câmara Brasileira do Livro - São Paulo.
 43 páginas.
        O livro de Monteiro Lobato "As aventuras de Hans Staden"tem as principais referências bibliográficas de Manuel Victor.Retrata a história de um moço alemão que vivia viajando, cortando os sete mares, vivendo aventuras.Não é uma obra indicada para um publico de todas as idades, porque contem alguns dado fictícios, assim como reais - voltado para fatos da história do Brasil.


Estudante : Thomaz Lima
Obra:Histórias diversas.
16 edição - publicado em 1995.
      O livro tem como objetivo repassar o mundo da imaginação.Apresenta encantadoras histórias e oferece ao leitor experiências de vida através dos seus personagens que despertam no leitor o prazer pela leitura.
      É dirigido a um público jovem quanto adulto, que satisfaz a todos com histórias engraçadas e interessantes.

Estudante :Vanessa Rodrigues
Obra:A reforma da natureza
publicado pela editora brasiliense - impresso em 1994 - dividido em 19 capítulos - contem 41 páginas.
       O livro apresenta um aspecto juvenil em trechos com frutas e animais conversando com humanos.Os capítulos abordam sempre o mesmo assunto - como reformar a natureza: reformar as formigas, as pulgas entre outros animais.Tal  repetição cansa o leitor.
      Não há descrição de personagens, o leitor conhece apenas o nome de cada um, ele apenas descreve - de forma objetiva - as reformas que a boneca Emília faz na natureza.A história torna-se repetitiva, uma vez que a mesma história é repetida várias vezes, mudando apenas o personagem.


Estudante :Pedro Henrique
Obra:o pica pau amarelo
publicado pela Editora Brasiliense - 1984 - 32 edição - reimpresso pela 10 vez em 2005 - contém 75 páginas.
      Por ser um lugar encantador, onde todos vivem numa grande alegria, O pica pau amarelo - o sítio da famosa obra literária de Monteiro Lobato apresenta personagens de contos de fada desde "O pequeno polegar" até o famoso"Hérculos" os quais resolveram mudar-se para o sítio e tudo acontece em uma grande confusão porque lá não tem espaço suficiente para hospeda tantas criaturas, e como sempre, a pequena boneca Emília arruma um jeitinho.
    Como se pode verificar no estilo de Monteiro Lobato, há uma migração de personagens de contos maravilhosos, ou seja, o autor usa e abusa da intertextualidade.
    O livro assemelha-se a uma fábula, apresenta personagens animais que falam e agem como humanos.Está dividido em 26 episódios, o que torna a leitura enfadonha dependendo do personagem e do leitor - quando adulto.Apresenta uma linguagem fácil, facilitando ao leitor sua viagem através da leitura.
    O autor utiliza o tipo textual descritivo - fator comum em suas obras.


Estudante :Itnã Silva de Oliveira.
Obra:Os doze trabalhos de Hércules.
19 edição - publicado em 1994 - 9 reimpressão em 2004 - São Paulo.
    É um livro direcionado ao público infantil-juvenil, ou até mesmo aos adultos, pois uma das estratégias utilizadas pelo autor é a escrita em forma de suspense, despertando no leitor  a curiosidade para continuar a leitura.
    "Os doze trabalhos de Hércules" trata de várias caçadas realizadas por Hércules o qual tem suas façanhas acompanhadas por Emília, Pedrinho e Visconde - que foram até a Grécia com tal intuito.
     O tipo textual que predomina é o descritivo o qual permite que o leitor crie uma imagem tanto do ambiente quanto dos personagens os quais recebem a descrição física e psicológica, expondo pensamentos e opiniões dos personagens através de um narrador  onisciente.


Estudante :Eliseu
Obra:Caçadas de Pedrinho
publicado em 1994 - Editora Pallotti
    Apresenta uma leitura fácil e prazerosa.O livro está dividido em 13 capítulos e contém 43 páginas.É indicado para o público infantil, uma vez que os adultos talvez não tenham paciência para acompanhar o enredo é construído em aventuras infantis.O texto apresenta descrições dos personagens do sítio do pica pau amarelo como a boneca Emilía que é feita de pano na extremidade da pele e por dentro é de carne e osso, há o Visconde feito de sabuco de milho.A história acontece envolvendo a aventura das crianças que resolvem matar uma onça, e conseguem.Depois decidem adotar um rinoceronte.

3 comentários:

Vinicius.C disse...

Olá!

Que delicia de espaço adorei!

Por hora passo com um pouco de pressa, mas prometo voltar!

Sucesso viu!

Nos encontramos no Alma ou aqui!

Cadinho RoCo disse...

Super importante estimular a leitura entre crianças e jovens.
Cadinho RoCo

Salviano disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!