sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resenhas das obras de Monteiro Lobato

    Estudantes do 1anoB-Ensino Médio Inovador.
         Língua Portuguesa - Aldenice Souza
    Este projeto foi dividido em três etapas:
   1-Leitura dos livros
   2-Exposição em sala do resumo da obra.
   3-Produção da resenha com reescrita.
O objetivo do mesmo é despertar no estudante tanto a curiosidade pela leitura como apresentá-lo aos grandes escritores brasileiros pré-modernos, modernos e contemporâneos.


Estudante: Natália dos Santos
Obra: As aventuras de Hans Staden.
Publicado pela Câmara Brasileira do Livro - São Paulo.
 43 páginas.
        O livro de Monteiro Lobato "As aventuras de Hans Staden"tem as principais referências bibliográficas de Manuel Victor.Retrata a história de um moço alemão que vivia viajando, cortando os sete mares, vivendo aventuras.Não é uma obra indicada para um publico de todas as idades, porque contem alguns dado fictícios, assim como reais - voltado para fatos da história do Brasil.


Estudante : Thomaz Lima
Obra:Histórias diversas.
16 edição - publicado em 1995.
      O livro tem como objetivo repassar o mundo da imaginação.Apresenta encantadoras histórias e oferece ao leitor experiências de vida através dos seus personagens que despertam no leitor o prazer pela leitura.
      É dirigido a um público jovem quanto adulto, que satisfaz a todos com histórias engraçadas e interessantes.

Estudante :Vanessa Rodrigues
Obra:A reforma da natureza
publicado pela editora brasiliense - impresso em 1994 - dividido em 19 capítulos - contem 41 páginas.
       O livro apresenta um aspecto juvenil em trechos com frutas e animais conversando com humanos.Os capítulos abordam sempre o mesmo assunto - como reformar a natureza: reformar as formigas, as pulgas entre outros animais.Tal  repetição cansa o leitor.
      Não há descrição de personagens, o leitor conhece apenas o nome de cada um, ele apenas descreve - de forma objetiva - as reformas que a boneca Emília faz na natureza.A história torna-se repetitiva, uma vez que a mesma história é repetida várias vezes, mudando apenas o personagem.


Estudante :Pedro Henrique
Obra:o pica pau amarelo
publicado pela Editora Brasiliense - 1984 - 32 edição - reimpresso pela 10 vez em 2005 - contém 75 páginas.
      Por ser um lugar encantador, onde todos vivem numa grande alegria, O pica pau amarelo - o sítio da famosa obra literária de Monteiro Lobato apresenta personagens de contos de fada desde "O pequeno polegar" até o famoso"Hérculos" os quais resolveram mudar-se para o sítio e tudo acontece em uma grande confusão porque lá não tem espaço suficiente para hospeda tantas criaturas, e como sempre, a pequena boneca Emília arruma um jeitinho.
    Como se pode verificar no estilo de Monteiro Lobato, há uma migração de personagens de contos maravilhosos, ou seja, o autor usa e abusa da intertextualidade.
    O livro assemelha-se a uma fábula, apresenta personagens animais que falam e agem como humanos.Está dividido em 26 episódios, o que torna a leitura enfadonha dependendo do personagem e do leitor - quando adulto.Apresenta uma linguagem fácil, facilitando ao leitor sua viagem através da leitura.
    O autor utiliza o tipo textual descritivo - fator comum em suas obras.


Estudante :Itnã Silva de Oliveira.
Obra:Os doze trabalhos de Hércules.
19 edição - publicado em 1994 - 9 reimpressão em 2004 - São Paulo.
    É um livro direcionado ao público infantil-juvenil, ou até mesmo aos adultos, pois uma das estratégias utilizadas pelo autor é a escrita em forma de suspense, despertando no leitor  a curiosidade para continuar a leitura.
    "Os doze trabalhos de Hércules" trata de várias caçadas realizadas por Hércules o qual tem suas façanhas acompanhadas por Emília, Pedrinho e Visconde - que foram até a Grécia com tal intuito.
     O tipo textual que predomina é o descritivo o qual permite que o leitor crie uma imagem tanto do ambiente quanto dos personagens os quais recebem a descrição física e psicológica, expondo pensamentos e opiniões dos personagens através de um narrador  onisciente.


Estudante :Eliseu
Obra:Caçadas de Pedrinho
publicado em 1994 - Editora Pallotti
    Apresenta uma leitura fácil e prazerosa.O livro está dividido em 13 capítulos e contém 43 páginas.É indicado para o público infantil, uma vez que os adultos talvez não tenham paciência para acompanhar o enredo é construído em aventuras infantis.O texto apresenta descrições dos personagens do sítio do pica pau amarelo como a boneca Emilía que é feita de pano na extremidade da pele e por dentro é de carne e osso, há o Visconde feito de sabuco de milho.A história acontece envolvendo a aventura das crianças que resolvem matar uma onça, e conseguem.Depois decidem adotar um rinoceronte.

3 comentários:

Vinicius Carvalho disse...

Olá!

Que delicia de espaço adorei!

Por hora passo com um pouco de pressa, mas prometo voltar!

Sucesso viu!

Nos encontramos no Alma ou aqui!

Cadinho RoCo disse...

Super importante estimular a leitura entre crianças e jovens.
Cadinho RoCo

Itnã silva disse...

Aí que legal.