sábado, 7 de maio de 2011

SEMANA DE MATEMÁTICA NA EMJP

A Escola Ministro Jarbas Passarinho - Camaragibe - mais uma vez não deixou de lado os eventos importantes à educação dos estudantes, valorizando cada detalhe que possa fazer diferença no futuro dos mesmos.
A semana de 02 a 06 de maio veio cheia de novidades, a equipe de matemática formada pelos professores - Edson Coutinho, Maria José, Francisco Sobrera, Rafanelli e Luiz Carlos - trouxeram muitas novidades que puderam ser vistas no pátio da escola. As atividades foram divididas da seguinte forma: Os estudantes que fazem parte do Ensino Médio Inovador, junto com o professor Edson Coutinho, produziram vários jogos lógicos e matemáticos, partindo de figuras geométricas, entre eles estavam: jogos com tangran, figuras com tangran. Puxa, mas o que será isso? Vejamos o que significa esta palavra mágica da matemática TANGRAN:

"História do Tangran

O Tangram é um antigo quebra-cabeças de origem chinesa.

Pouco se sabe acerca do inventor ou da origem do Tangram. Até a origem do nome é obscura. Na Ásia é chamado de “sete placas da sabedoria”. Na China dão-lhe o nome de “Ch’i ch’iao t’u” ou de “sete peças da astúcia”.


Diz “uma das lendas” que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, registarás tudo o que vires durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreendido, perguntou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fez esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.
(Wikipédia)

Também haviam quadros de mosaico formado por figuras geométricas.
Quanto aos jogos lógicos, o público estudantil teve a oportunidade de conhecer e aprender como criar xadrez, origame, tangran, a torre de Hánoi, a bola prisioneira, o cubo mágico - tais jogos exigem grande concentração daqueles que desejam testar seu senso de observação.
A história da matemática foi resgatada através de cartazes, assim como suas curiosidades e desafios.
Mas a semana não ficou apenas em desafios e exposições, os estudantes também tiveram um momento de "relax". Unindo diversão e conhecimento eles puderam conhecer a matemática através da ótica cinematográfica com os filmes: Uma mente brilhante, Corrente do bem, Gênio indomável, O enigma da pirâmide, entre outros.
Parabenizamos esta equipe EMJP que mistura a arte de ensinar com o prazer de aprender.
Aldenice Souza - Professora de Língua Portuguesa

Nenhum comentário: